Orientações gerais

Home » Espaço do paciente » Orientações gerais

medicina_saudeonlinePrimeira consulta

Nessa consulta apresente ao médico todas as doenças pré-existentes (diabetes, hipertensão, doenças do coração, do pulmão, dentre outras), se possível traga uma carta de seu médico assistente quando o tiver (cardiologista, pneumologista, clinico geral etc).

Cirurgias

Cirurgias realizadas são de grande importância, algumas modificam a anatomia (por exemplo cirurgias do trato digestivo), outras podem trazer mais dificuldades aos procedimentos cirúrgicos (exemplo da ulcera perfurada ou apendicite complicada). Especial atenção deve ser dada as cirurgias para ressecções de “pintas”, principalmente as que não foram mandadas para exame.

Informe sobre qualquer tipo de alergia, pois as complicações decorrentes das mesmas podem ser graves.

pill2Medicações

Pacientes que fazem uso de medicação de uso contínuo devem informar no momento da consulta já que algumas medicações necessitam ser suspensas antes da cirurgia e em alguns casos o paciente necessita de internamento antes da procedimento para compensação da doença (casos mais graves de diabetes, hipertensão e de trombose com uso de anticoagulantes).

Exames

Tenha em mãos os exames solicitados para a realização da consulta, todos são importantes nesse período.

Informação ao paciente

O médico deve informar ao paciente sobre sua doença, ele precisa estar preparado para as reações do seu organismo, e esse conhecimento o ajuda a diminuir o medo e a ansiedade em relação aos sintomas. Nenhum paciente tem a capacidade de tomar decisões a respeito do tratamento de uma doença sem saber do que se trata e dos riscos potenciais do tratamento. Mas nesse momento é indispensável a presença de algum familiar para apoiar o paciente.

nutricaoAntes da cirurgia

A dieta

É recomendado certificar-se que sua cirurgia não necessita de uma dieta especial, caso não tenha, manter uma dieta leve no dia que preceder a cirurgia.

O Jejum

É indicado 8 horas de jejum para diminuir o risco de vômitos e aspiração de alimentos para os pulmões, podendo ser um período menor de jejum, dependendo da orientação do anestesista.

O jejum inclui todo tipo de alimento, seja sólido ou líquido incluindo café, água, refrigerante, chimarrão, lembrando que a quebra o jejum pode atrasar ou até suspender a cirurgia.

Medicamentos

As medicações que não foram suspensas pelo cirurgião ou pelo anestesista devem ter seu uso continuado até antes da cirurgia, mesmo durante o jejum (pode ser feito uso de pequenos goles de água para facilitar a ingestão dos comprimidos).

Exames

É imprescindível que o paciente traga todos os exames solicitados e avaliados nas consultas, independente da normalidade do mesmo, pois esses exames tem por objetivo orientar a cirurgia.

images-dormindoO sono

O paciente deve ter uma noite de sono tranquila ao dia que antecede a cirurgia.

Câncer e trabalho

Tentar manter a rotina de trabalho pode ajudar e muito o tratamento, mas há casos e casos, por isso esse momento deve ser avaliado tanto pelo médico quanto por você. Conversar com seu chefe e amigos de trabalho sobre a doença pode deixa-lo mais a vontade para continuar trabalhando, é claro que terão dias em que sua disposição estará mais abalada, outros não. Mas se optar por dedicar-se somente ao tratamento, buscando um tempo para se cuidar melhor, é de grande valia também, o importante é sentir-se bem e confortável consigo mesmo.

Download-free-Desktop-International-Family-Day-Wallpaper1Câncer e família/amigos

Falar desse assunto com as pessoas próximas a você será difícil, porém necessário, já que os mesmos irão conviver diariamente ou em alguns momentos importantes e o ideal é estarem preparados. No caso de familiares, explique ao seu marido e filhos sobre a doença, se puderem acompanhar no momento da consulta, isso será muito importante para o tratamento. Esclareça sobre os possíveis efeitos colaterais e algumas mudanças que irá ocorrer durante o tratamento. Permita que sua família participe desse momento e receba o apoio dos mesmos. Seja otimista e sincero, e tente não mudar completamente sua rotina. Para os amigos, conte apenas para aquelas pessoas que você acha que valem a pena, que realmente se importam com você, não precisa esconder, mas também não há necessidade de anunciar para todos. Respeite seus limites, não se aborreça, aceite e peça ajuda quando necessário, e claro, prepare-se para as mais diferentes reações.

Após o câncer

Depois da fase do tratamento, sua vida mudará um pouco, ainda há exames a serem feitos e em alguns casos medicações a serem tomadas por um tempo. Esclareça tudo com seu médico sobre a doença, tranquilize-se em relação à volta do tumor, cuide de sua saúde física e mental. Procure ter hábitos alimentares saudáveis e uma prática regular de atividade física e siga todas as orientações do seu médico.