45 3039.5888

VOLTAR

Juntos podemos mais, juntos avançamos na luta contra o câncer!

18/10/2018
Você está em:
Home » Notícias » Juntos podemos mais, juntos avançamos na luta contra o câncer!

“Encontro de Pacientes” no COOP trouxe informação, bate-papo, conhecimento e emoção

IMG_20181017_182517

 

“Vocês que passaram por essa experiência do câncer ou tem alguém da família ou conhecido que passa por isso, tem uma oportunidade única, sem medida, de tornarem-se pessoas que capacitem, que encorajem e que ajudem outros a enfrentarem este diagnóstico difícil, como é o do câncer”, incentiva o oncologista do COOP, Márcio Maciel abrindo o “Encontro de Pacientes” na clínica.

 

IMG-20181018-WA0064

 

O Centro de Oncologia do Oeste do Paraná atua durante todo o ano em ações que esclareçam sobre vários tipos de câncer, os profissionais da clínica, alertam o público sobre prevenção, diagnóstico precoce e tratamento da doença. No mês de outubro, em especial, o COOP promove a “Tarde Rosa”, um encontro com pacientes e profissionais da clínica, convidados e parceiros, como a associação Cascavel Rosa.

 

IMG-20181017-WA0105

 

O evento este ano ocorreu dia 17 de outubro e reuniu a equipe da clínica, doutores Márcio, Douglas, Leandro, Rodrigo e a nutricionista Ana Paula para conversar com convidados a respeito da doença.

Entre os temas abordados durante o “Encontro” estavam o porquê falamos tanto sobre câncer de mama, desafios no tratamento da doença, diagnóstico e influência da genética. Além da “tão temida quimioterapia”, reeducação alimentar antes, durante e após tratamento e sobre outros tipos de câncer.

 

IMG-20181018-WA0005

 

Critérios na prevenção

Dr. Márcio questionou sobre a prevenção: Prevenção pode ser um “desespero atrás de exames”, nós temos que ter critérios para fazer exames, temos que ter motivos que nos levem a buscar exames para uma determinada patologia, o que na visão de vocês apresenta um programa razoável de rastreamento do câncer de mama. O que é uma conduta poupadora de riscos, realmente de prevenção inicial, primária?

 

IMG-20181017-WA0101

 

“É a mamografia, e nós temos a reabilitação após o tratamento que é a prevenção terciária, o que vamos fazer após o diagnóstico, às vezes não tem a cura, então temos que pensar de que maneira podemos dar suporte para essa mulher. Em relação a prevenção primária, falamos de medicina de estilo de vida, ter condutas que diminuam o risco da doença, é um estilo de vida que leva a pessoa a ter uma vida saudável e que também envolve alimentação, atividade física, sentimentos da mulher, influencia também, por isso o acompanhamento psicológico durante o tratamento é importante. Dormir bem previne câncer de mama. Não fumar, não beber. 7% dos cânceres de mama poderiam ser evitados se as mulheres não ingerissem bebida alcóolica”, ressalta o mastologista, Dr. Douglas Gomes.

 

IMG-20181017-WA0096

 

Para o cirurgião oncológico, Leandro Acosta, além da prevenção primária, secundária e terciária, existe a prevenção primordial. “É a orientação que você escolhe fazer, orientação na fase escolar, adolescência, escolher ter um estilo de vida saudável, somos formadores de opinião. Antes de você mudar seu estilo, você deve orientar as pessoas que estão iniciando a respeito do que é saudável e o que deve ser feito. Duas coisas não conseguimos mudar, herança genética e envelhecimento, não tem como retardar isso, e com o envelhecimento estamos mais expostos a desenvolver câncer, então essas duas coisas pesam um lado ruim da balança para desenvolvermos tumores. Por outro lado, temos que pesar o lado bom, fazer atividade física regular, não fumar, não beber, cuidar alimentação e evitar estresse excessivo”, alerta Dr. Leandro.

 

IMG-20181017-WA0097

 

Interação presencial e online

A “Tarde Rosa” foi transmitida ao vivo pelo facebook do COOP, onde teve uma grande participação dos internautas. Perguntas sobre a questão da genética, exames que auxiliam na detecção precoce, além de questionamentos sobre tratamentos estéticos e câncer de ovário. O público presencial também interagiu com a equipe da clínica, compartilhou experiências, emocionaram-se, tiraram dúvidas e confraternizaram, uma tarde completamente produtiva.

Prevenção Infantil

Na ocasião, a presidente da Associação Cascavel Rosa, Gerti Berto, apresentou a cartilha de prevenção infantil, que será distribuída nas escolas para as crianças.

 

IMG-20181017-WA0098

 

Tecnologia e Conforto

Dia 6 de janeiro de 2014 nasceu o Centro de Oncologia do Oeste do Paraná, com o objetivo de atender os pacientes com excelência, de maneira integral e humanizada, reduzindo o conceito de sofrimento que acompanha o câncer, minimizando as consequências do diagnóstico.

Baseados nos valores do humanismo, segurança, ética, respeito e dedicação, a clínica COOP possui profissionais com grande experiência na área Oncológica, que, diariamente, dedicam-se à manutenção e melhora da qualidade de vida dos pacientes. Uma equipe clínica que oferece o que há de mais moderno no tratamento do câncer, respeitando os valores e as necessidades de cada paciente.

Hoje o COOP apresenta sua nova unidade, que oferece ainda mais conforto aos pacientes e familiares, novos consultórios para os profissionais que ingressaram na equipe multidisciplinar, além de uma área de ensino para seminários, palestras e encontros científicos.

 

38751340_1982927391798183_1424488378312687616_n