45 3039.5888

VOLTAR

Prevenção

Você está em:
Home » Prevenção

Alimentação saudável

Uma dieta rica em verduras, legumes e frutas pode prevenir e proteger o organismo contra uma série de doenças. É importante evitar o excesso de açúcar, gordura, alimentos processados,carne vermelha e de porco.

Cigarro e álcool : grandes fatores de risco

Não fumar também pode evitar muitas doenças como câncer nos pulmões, infecções das vias respiratórias e problemas cardíacos. Outro agravante para o câncer é o consumo excessivo de álcool, que pode aumentar o risco para cânceres na cavidade oral, na garganta e no esôfago. Cuide-se e viva bem!


Estado emocional equilibrado 

Estar bem consigo mesmo é muito importante para evitar transtornos emocionais que podem ser refletidos no físico. Amar a vida, desejar viver com esperança e tentar não se estressar muito  pode auxiliar nessa busca do equilíbrio emocional.Tentar lidar com as situações difíceis que se apresentam diariamente mantendo a calma, agindo de maneira positiva e se fortalecendo espiritualmente, são atitudes que revigoram a alma e pacificam o coração.


Atividades físicas regularmente

A prática regular de exercícios físicos gera um bem-estar significativo, além de melhorar a oxigenação dos órgãos e tecidos, remover radicais livres e ajudar a manter o peso ideal. A obesidade e o sedentarismo são responsáveis por 20% dos casos de câncer de mama, 50% dos carcinomas de endométrio (camada que reveste a parte interna do útero), 25% dos tumores malignos do cólon e 37% dos adenocarcinomas de esôfago, doença cujo número de casos aumenta expressivamente. Evitar a obesidade através de exercícios físicos e alimentação saudável pode prevenir 19% dos casos de câncer, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA) em parceria com o Fundo Mundial de Pesquisa contra o Câncer (WCRF). Células gordurosas em excesso aumentam a produção de fatores que causam a inflamação e, a partir daí, contribuem para o desenvolvimento de células cancerígenas. Por isso, mexa-se 30 minutos , cinco ou mais vezes durante a semana.


ExamesExames 

Não existe exame preventivo. Há,sim,conduta e estilo de vida preventivos.

Os exames são necessários para um diagnóstico precoce,ou seja, descobrir a doença no início.Isso tem permitido grandes avanços no combate ao câncer.É importante também prestar atenção no seu corpo, caso note algo suspeito, procure uma orientação médica.