Timo

O que é Câncer de Timo?

Câncer de timo é um tipo raro de neoplasia, ele tem diferentes tipos de células, que podem produzir diferentes tipos de câncer, como: células epiteliais linfócitos, células Kulchitsky ou células neuroendócrinas.

Os timomas e os carcinomas tímicos são tumores que se iniciam a partir das células epiteliais do timo. No passado, os timomas, eram divididos em benignos e malignos de acordo com seu desenvolvimento e disseminação para outros tecidos ou órgãos. Atualmente, se considera que todos os timomas são potencialmente cancerígenos e a melhor maneira de prever a probabilidade de recidiva é avaliando sua disseminação.

Fatores de Risco

Idade – Com maior frequência em adultos de meia idade e mais comumente em pessoas a partir dos 70 anos.

Etnia – Mais comum em asiáticos e pessoas de raça negra.

- Cirurgia.

- Quimioterapia.

- Radioterapia.

Para cada tipo de tratamento existe uma reação, depende do tipo e da dose do medicamento e do estado de saúde do paciente. Geralmente o paciente apresenta dores na boca, boca seca, infecção e mudanças no paladar. Pode ocorrer também cansaço, queda de cabelo, náuseas, vômitos e diarreias.

- Falta de ar.

- Tosse.

- Dor no peito.

- Problemas de deglutição.

- Perda de apetite.

- Perda de peso.

- Inchaço no rosto, pescoço e parte superior do tórax.

- Inchaço das veias que podem tornar-se visíveis nesta parte do corpo.

- Dores de cabeça.

- Sensação de tontura.

A causa da maioria desses tumores é desconhecida, sendo assim, não é possível citar fatores de prevenção.