Colo de útero

Home » Tipos de câncer » Colo de útero

O que é Câncer de Colo de Útero?

Também chamado de câncer cervical,é mais comum em mulheres a partir dos 25 anos . O câncer de colo de útero inicia no tecido que reveste esta região e tem uma evolução lenta. Primeiro, algumas células normais se transformam em células pré-cancerosas e, mais tarde, em cancerosas. Quando diagnosticado na fase inicial, as chances de cura são muito grandes.

Fatores de risco

O principal é a a infecção pelo papilomavírus humano (HPV), responsável pelo aparecimento das verrugas genitais.

Os fatores abaixo podem facilitar a infecção:

-Início precoce da atividade sexual

-Múltiplos parceiros sexuais

-Fumo

-Má higiene íntima

-Cirurgia

-Radioterapia

-Quimioterapia

Os efeitos colaterais dependem do tipo de câncer, da localização, dose de medicamentos, duração do tratamento, e do estado de saúde do paciente.Em geral,o tratamento pode provocar dor, nauseas, vômitos e outros efeitos colaterais.No entanto, hoje existem muitas maneiras de proporcionar alívio aos pacientes .Além dos efeitos colaterais físicos, podem ocorrer efeitos emocionais e sociais que devem ser compartilhados com a equipe médica.

As lesões pré-cancerosas ou mesmo o câncer de colo de útero geralmente não apresentam sintomas nos estágios iniciais.

Conforme a doença avança, os principais sinais são:

-Sangramento vaginal

-Corrimento

-Dor

-Fazer o exame preventivo (Papanicolaou) que detecta o surgimento das lesões que precedem o câncer do colo do útero .

-Receber a vacina contra o HPV *

-Evitar os fatores de risco

*avalie a indicação com seu médico