Sarcoma de Partes Moles

Home » Tipos de câncer » Sarcoma de Partes Moles

O que é Sarcoma de Partes Moles?

É um tipo de câncer complexo, em que médicos ainda desconhecem alguns fatores sobre o mesmo. Ele se desenvolve partir de tecidos, como músculo, gordura, nervos, tecidos fibrosos, vasos sanguíneos ou tecidos mais profundos da pele. Devido a essa dispersão de locais onde pode ocorrer esses tumores, ele é manejado por diversas especialidades médicas.

- Exposição às Radiações Ionizantes.

- Danos no Sistema.

- Produtos Químicos

Síndromes Genéticas:

- Neurofibromatose.

- Síndrome de Gardner.

- Retinoblastoma.

- Síndrome de Gorlin.

- Esclerose tuberosa.

- Cirurgia.

- Quimioterapia.

- Radioterapia.

Para cada tratamento realizado, os efeitos variam. No caso de cirurgia, pode ocorrer dor e perda da sensibilidade no local da operação, como também diarreias. Os efeitos colaterais no tratamento com quimioterapia podem incluir desde náuseas, vômitos, queda de cabelo até diarreia e fadiga. Já na radioterapia, os efeitos serão dependentes da dose de radiação empregada e da parte do corpo que está sendo tratada. Os mais comuns são fadiga, alterações da pele no local tratado, diminuição do apetite, náuseas e diarreia.

- Nódulo em desenvolvimento em qualquer lugar do corpo.

- Dor abdominal que piora com o tempo.

- Sangue nas fezes ou vômitos.

- Fezes escuras.

Tentar evitar os fatores de risco pode ajudar, porém não é tudo. Ainda não há maneiras eficazes de se prevenir da doença.