45 3039.5888

VOLTAR

Tratamentos

Você está em:
Home » Tratamentos

 TratamentosA Oncologia evoluiu muito nos últimos anos , principalmente na variedade de tratamentos,diminuição de efeitos colaterais durante esse período e no estudo das células tumorais.Com isso,é possível decidir primeiro qual mecanismo será utilizado para depois criar a droga que agirá especificamente no local afetado, o que é importantíssimo no combate a doença.

“Sem dúvida nenhuma, o principal avanço no tratamento de câncer chama-se interdisciplinaridade, que é a capacidade de entender o caso entre equipes de várias especialidades. Ou seja, houve um  entendimento de que ninguém mais podia fazer algo se não sentasse e conversasse com toda a equipe de tratamento. Dessa forma ,várias pessoas pensam no caso, raciocinam e os resultados são muito melhores”, explica o oncologista Márcio Jachetti Maciel.

De acordo com o médico, dentro da cirurgia oncológica, a mudança mais significativa foi na compreensão de que certas agressividades oncológicas em nada contribuíam para a cura dos pacientes. “Na oncologia clínica, o maior avanço tem sido a descoberta de novas drogas(terapia alvo), remédio para destruir o tumor sem afetar as células sadias.Isso nos permitiu utilizar muitas drogas a mais que antes nenhum paciente conseguia suportar. A oncologia evoluiu e onde ela avançou disparado foi na cura de tumores descobertos precocemente, ressalta o oncologista”.